1- O famoso grito "Independência ou Morte" ocorreu às 4h30 da tarde de um sábado.
2- D. Pedro I viajava num burrico quando parou às margens do córrego Ipiranga em 7 de setembro de 1822. Um detalhe: nesse dia, ele estava sofrendo de uma diarreia terrível.
3- O Brado o Ipiranga foi testemunhado por apenas oito pessoas. A guarda que acompanhava o príncipe-regente, por sua vez, não teria mais de quinze soldados.
4- A famosa Casa do Grito, um dos símbolos da Independência, pode não ter feito parte do cenário da pintura feita por Pedro Américo em seu famoso quadro. O primeiro registro dessa construção é de 1884.
5- A Guerra de Independência teve custo alto para o Brasil. As contas do governo foram para o fundo do poço. A dívida externa superou 1 bilhão de reais em valores atuais. Para complicar, a inflação dobrou num curto período de três anos.
6- Uma das camadas sociais mais interessadas no processo de emancipação de Portugal foi a elite agrária. Ela utilizou o príncipe-regente como instrumento para alcançar seus objetivos. E para obter a lealdade dessa camada enquanto estiver no poder, D. Pedro distribuiu um número impressionante de títulos nobiliárquicos.
7- A separação de Portugal gerou uma grande onda patriótica. Exaltou os produtos nacionais se tornou moda entre os brasileiros. Muitas famílias trocaram seu sobrenomes de origem portuguesa por expressões indígenas.
8- O Brasil possuía apenas 4,5 milhões de habitantes em 1822 (metade da população atual da cidade de São Paulo).

Comentários
Postar um comentário