Pular para o conteúdo principal

Independência do Brasil


Foi um processo que se estendeu de 1821 a 1825 e colocou em violenta oposição o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. As Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa, instaladas em 1820, como uma consequência da Revolução Liberal do Porto, tomam decisões, a partir de 1821, que tinham como objetivo reduzir novamente o Brasil ao seu antigo estatuto colonial.
Em 1807, o exército francês invadiu o Reino de Portugal, que se recusava a se juntar ao bloqueio continental contra o Reino Unido. Incapaz de resistir ao ataque, a família real e o governo português fugiram para o Brasil, que era a colônia lusitana mais rica e desenvolvida.
Porém, em 1820, uma revolução liberal eclodiu em Portugal e a família real foi forçada a retornar para Lisboa. Antes de sair, no entanto, D. João nomeia o seu filho mais velho, D. Pedro de Alcântara de Bragança, como Príncipe Regente do Brasil(1821). Fiel ao seu pai, o príncipe-regente vê sua condição complicada pela vontade política das cortes portuguesas em repatriá-lo e de retornar o Brasil ao seu antigo estatuto colonial.
Oficialmente, a data comemorada para independência do Brasil é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga", às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo). Em 12 de outubro de 1822, o príncipe foi proclamado imperador pelo nome de Pedro I e o país leva o nome de Império do Brasil.
Os participantes da Independência do Brasil: Pedro de Alcântara, José Bonifácio de Andrada e Silva, Maria Leopoldina de Áustria e Joaquim Gonçalves Ledo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gertrude Ederle, a primeira mulher a cruzar o Canal da Mancha a nado – 1926

Gertrude Caroline Ederle (October 23, 1905 – November 30, 2003)  Foi uma nadadora de competição americana, campeã olímpica e ex-recordista mundial em cinco eventos. Em 6 de agosto de 1926, ela se tornou a primeira mulher a nadar pelo Canal da Mancha. Entre outros apelidos, a imprensa às vezes a chamava de "Rainha das Ondas". Gertrude tem ao total de 3 medalhas olímpicas.

Bruxas da noite: A história das pilotas soviéticas que ajudaram a derrotar os nazistas

Era no ano de 1941. Adolf Hitler e seu exército haviam invadido a União Soviética e estavama penas 35 km de Moscou. Àquela altura o exército soviético estava recuado e a força aérea precisava imediatamente de pilotos para reforçar o combate. Stalin decidiu então, chamar Marina Raskova, uma aviadora famosa e recordista de voos de longas distâncias, para organizar um regimento feminino de pilotos. Objetivo? Bombardear o exército nazista durante a noite. Assim foi formado o 588° Regimento de Bombardeios Noturno, construído somente por mulheres (de mecânicas a navegadoras) que causou tanto pânico e destruição ao exército alemão, ficaram conhecidas como "Nachthexen", ou "As Bruxas da noite". Na maioria, as integrantes do Regimento tinham cerca de 20 anos, e após meses de treinamento em Engels (cidade pequena ao norte de Stalingrado), elas decolaram para sua primeira missão de bombardeio no dia 8 de junho de 1942. Os aviões que eram usados por elas não eram a úl...