Pular para o conteúdo principal

Annie Lumpkins (Ativista pelo voto feminino nos EUA – 1961)



Além da luta pelo direito ao voto feminino, Annie Lumpkins, também era integrante do Freedom Riders (ativistas pelos direitos dos negros nos EUA), aos 18 anos circulou no ônibus no sul dos EUA, desafiando as leis de Jim Crow, colocando seus corpos e suas vidas em risco por justiça racial.
Na foto histórica de 1961, Annie, detida em Little Rock, não foi presa, fotografada enquanto era dispensada pelo delegado Glascock para voltar a St. Louis no próximo ônibus dos Freedom Riders.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gertrude Ederle, a primeira mulher a cruzar o Canal da Mancha a nado – 1926

Gertrude Caroline Ederle (October 23, 1905 – November 30, 2003)  Foi uma nadadora de competição americana, campeã olímpica e ex-recordista mundial em cinco eventos. Em 6 de agosto de 1926, ela se tornou a primeira mulher a nadar pelo Canal da Mancha. Entre outros apelidos, a imprensa às vezes a chamava de "Rainha das Ondas". Gertrude tem ao total de 3 medalhas olímpicas.

Independência do Brasil

Foi um processo que se estendeu de 1821 a 1825 e colocou em violenta oposição o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. As Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa, instaladas em 1820, como uma consequência da Revolução Liberal do Porto, tomam decisões, a partir de 1821, que tinham como objetivo reduzir novamente o Brasil ao seu antigo estatuto colonial. Em 1807, o exército francês invadiu o Reino de Portugal, que se recusava a se juntar ao bloqueio continental contra o Reino Unido. Incapaz de resistir ao ataque, a família real e o governo português fugiram para o Brasil, que era a colônia lusitana mais rica e desenvolvida. Porém, em 1820, uma  revolução liberal  eclodiu em  Portugal  e a família real foi forçada a retornar para  Lisboa . Antes de sair, no entanto,  D. João  nomeia o seu filho mais velho,  D. Pedro de Alcântara de Bragança , como  Príncipe Regente do Brasil (1821). Fiel ao seu pai, o príncipe-regente vê su...

Bruxas da noite: A história das pilotas soviéticas que ajudaram a derrotar os nazistas

Era no ano de 1941. Adolf Hitler e seu exército haviam invadido a União Soviética e estavama penas 35 km de Moscou. Àquela altura o exército soviético estava recuado e a força aérea precisava imediatamente de pilotos para reforçar o combate. Stalin decidiu então, chamar Marina Raskova, uma aviadora famosa e recordista de voos de longas distâncias, para organizar um regimento feminino de pilotos. Objetivo? Bombardear o exército nazista durante a noite. Assim foi formado o 588° Regimento de Bombardeios Noturno, construído somente por mulheres (de mecânicas a navegadoras) que causou tanto pânico e destruição ao exército alemão, ficaram conhecidas como "Nachthexen", ou "As Bruxas da noite". Na maioria, as integrantes do Regimento tinham cerca de 20 anos, e após meses de treinamento em Engels (cidade pequena ao norte de Stalingrado), elas decolaram para sua primeira missão de bombardeio no dia 8 de junho de 1942. Os aviões que eram usados por elas não eram a úl...