Anne Lee Tingle Fisher (Nova York, 24 de agosto de 1949) é uma astronauta norte-americana.
Formada em Química pela Universidade da Califórnia (UCLA) em 1971, no ano seguinte cursou Medicina na Escola de Medicina da mesma universidade, formando-se em 1976 e completando residência em 1977. Ela optou por se especializar na área de emergência médica, e trabalhou em vários hospitais da área de Los Angeles nos dois anos seguintes
Em 1978, Fisher foi selecionada com cinco outras mulheres - Sally Ride, Rhea Seddon, Judith Resnik, Kathryn Sullivan e Shannon Lucid - para a primeira equipe de astronautas femininas da NASA. Depois de completar o curso em 1979, foi qualificada como especialista de missão para futuros voos no ônibus espacial. Suas primeiras funções em terra, foram todas ligadas a testes e pesquisas, especialmente com relação ao braço robótico, aos trajes espaciais femininos e a desenvolvimento de softwares. Entre os voos da STS-5 e STS-7 também colaborou na área de assistência médica e procedimentos em simulações de resgates.
Em novembro de 1984, ela foi ao espaço na tripulação da STS-51-A, missão de oito dias da nave Discovery, caracterizada por ser a primeira a colocar em órbita dois satélites e a recolher outros dois. Na viagem, ela acumulou 192 horas em órbita e tornou-se a primeira mãe em órbita da Terra.
A partir daí ela trabalhou em funções técnicas em terra, de 1987 a 1989, na área de funções de apoio à ISS, no comitê seletivo de novos astronautas e no Departamento de Astronautas propriamente dito. Deixou então a NASA por mais de oito anos para se dedicar à família e aos filhos pequenos (ela foi casada com o astronauta William Fisher).

Comentários
Postar um comentário